Direitos e Deveres

DIREITOS
  • Tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, sem preconceito de raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, anomalia, patologia ou deficiência;
  • Tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome, devendo apresentar um documento com foto;
  • Receber um atendimento acolhedor, respeitando as prioridades garantidas em lei;
  • Tem direito as informações claras e simples, tem o direito de expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas e, caso tenha dúvidas, solicitar esclarecimento sobre elas;
  • Tem o direito de expressar suas queixas, necessidades, sugestões e demais manifestações, através da pesquisa de satisfação, sendo sempre respeitado o sigilo, a privacidade e a confidencialidade;
  • Tem direito ao sigilo e confidencialidade de todas as informações pessoais, salvo nos casos de risco á saúde pública, ou de outros profissionais de saúde, devidamente identificados o acesso aos exames;
  • Tem direito a espera por atendimento em lugares protegidos, limpos e ventilados, tendo a sua disposição água potável e sanitário;
  • Tem direito ao acesso a todo laudo emitido no estabelecimento;
  • Tem a liberdade de procurar uma segunda opinião ou parecer de outro profissional, através do empréstimo do seu material, mediante á solicitação;
  • Ter direito ao aviso de não cobertura de determinado exame e/ou procedimento junto a sua Operadora de Saúde.
DEVERES
  • Manter seus dados de cadastro atualizados.
  • Comparecer para o atendimento com documento de identificação contendo foto e carteira do convênio.
  • Honrar o seu compromisso financeiro com o laboratório em caso de atendimentos particulares.
  • Enviar todos os documentos necessários em caso de portador da amostra ou solicitação de serviços.
  • Aguardar com paciência pelo atendimento obedecendo atendimentos prioritários.
  • Respeitar os direitos e tratar com o devido respeito, os demais pacientes e os profissionais do Laboratório.
  • Dar informações precisas e completas sobre o seu histórico de saúde caso seja necessário no ato do cadastro.
  • Certificar-se de que compreendeu as informações e orientações recebidas e fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
  • Aguardar o prazo para entrega de exames e laudos de acordo com as datas informadas no protocolo emitido após atendimento.
  • Para obter os resultados de exames, ter em mãos seus documentos ou enviar pelo portador juntamente com protocolo de atendimento.
  • Conferir dados de cadastro após receber o resultado de exame.
  • No momento em que receber sua nota fiscal, conferir todos os dados nela informados.
  • Contribuir para o bem-estar durante o atendimento, respeitando a proibição de ruídos, uso de fumo e bebidas alcoólicas, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
  • Zelar por seu patrimônio particular, sem responsabilizar o Laboratório por eventuais perdas.
  • Respeitar as normas referente a proteção de dados pessoais.