Tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, sem preconceito de raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, anomalia, patologia ou deficiência;
Tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome, devendo apresentar um documento com foto;
Receber um atendimento acolhedor, respeitando as prioridades garantidas em lei;
Tem direito as informações claras e simples, tem o direito de expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas e, caso tenha dúvidas, solicitar esclarecimento sobre elas;
Tem o direito de expressar suas queixas, necessidades, sugestões e demais manifestações, através da pesquisa de satisfação, sendo sempre respeitado o sigilo, a privacidade e a confidencialidade;
Tem direito ao sigilo e confidencialidade de todas as informações pessoais, salvo nos casos de risco á saúde pública, ou de outros profissionais de saúde, devidamente identificados o acesso aos exames;
Tem direito a espera por atendimento em lugares protegidos, limpos e ventilados, tendo a sua disposição água potável e sanitário;
Tem direito ao acesso a todo laudo emitido no estabelecimento;
Tem a liberdade de procurar uma segunda opinião ou parecer de outro profissional, através do empréstimo do seu material, mediante á solicitação;
Ter direito ao aviso de não cobertura de determinado exame e/ou procedimento junto a sua Operadora de Saúde.
DEVERES
Manter seus dados de cadastro atualizados.
Comparecer para o atendimento com documento de identificação contendo foto e carteira do convênio.
Honrar o seu compromisso financeiro com o laboratório em caso de atendimentos particulares.
Enviar todos os documentos necessários em caso de portador da amostra ou solicitação de serviços.
Aguardar com paciência pelo atendimento obedecendo atendimentos prioritários.
Respeitar os direitos e tratar com o devido respeito, os demais pacientes e os profissionais do Laboratório.
Dar informações precisas e completas sobre o seu histórico de saúde caso seja necessário no ato do cadastro.
Certificar-se de que compreendeu as informações e orientações recebidas e fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
Aguardar o prazo para entrega de exames e laudos de acordo com as datas informadas no protocolo emitido após atendimento.
Para obter os resultados de exames, ter em mãos seus documentos ou enviar pelo portador juntamente com protocolo de atendimento.
Conferir dados de cadastro após receber o resultado de exame.
No momento em que receber sua nota fiscal, conferir todos os dados nela informados.
Contribuir para o bem-estar durante o atendimento, respeitando a proibição de ruídos, uso de fumo e bebidas alcoólicas, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.
Zelar por seu patrimônio particular, sem responsabilizar o Laboratório por eventuais perdas.
Respeitar as normas referente a proteção de dados pessoais.